Vale se posiciona sobre acusação do Saae

Na tarde desta segunda-feira (3), a mineradora Vale respondeu críticas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, que acusou a mineradora de não cumprir Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), em fornecer recursos hídricos para equilibrar a oferta de água nas ligações na cidade. Conforme a empresa, ela cumpriu acima do acordado, mantendo o compromisso firmado com a Promotoria de Meio Ambiente.

A mineradora deixou claro que, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, não faz parte do acordo para que a empresa auxiliasse no fornecimento de água. No entanto, a explicação do Saae, em comunicado distribuído a imprensa no sábado (1º), apontava o sistema Rio de Peixe, e não Pureza. Na nota para a imprensa, o Saae taxou a situação como “lamentável”.

Confira o posicionamento da empresa Vale

“A Vale esclarece que manteve, no mês de março, o fornecimento de água para o Saae, órgão responsável pela distribuição entre os bairros de Itabira, acima do que está definido em TAC, contribuindo, positivamente, para a distribuição ao município. Importante destacar que a ETA Pureza não está associada à rede de distribuição pela qual a companhia é responsável. A empresa reafirma o seu compromisso com as comunidades de Itabira e das localidades onde mantém suas operações,” diz a nota da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *