Itabira entre os municípios mineiros em busca do prêmio de melhor uso de recursos minerários

Imagem: Reprodução do Site Oficial

Em 2022, Itabira foi premiada como cidade destaque na Gestão

Cidades mineiras que utilizam os recursos originados na atividade da mineração irão disputar o prêmio de reconhecimento em boa gestão. Trata-se da 2ª edição do “Prêmio Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração”, idealizado pelo Ministério de Minas e Energia, e realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Organização Não Governamental (ONG) Agenda Pública. A previsão é de que a lista dos municípios ganhadores em cada um dos critérios da premiação seja divulgada em 31 de maio em Brasília (DF). No total, são 78 municípios da Região Sudeste, 47 do Centro-Oeste, 32 do Norte, 26 do Nordeste e 17 da Região Sul do país, estão na disputa.

Disputam o prêmio 200 municípios brasileiros, 57 de Minas Gerais. Além de Itabira, as cidades de Antônio Dias, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Vale, Brumadinho, Caldas, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Conceição do Pará, Congonhas, Desterro de Entre Rios, Dores de Guanhães, Franciscópolis, Guanhães, Ijaci, Inhaúma, Itabirito, Itapecerica, Itatiaiuçu, Itaú de Minas, Itinga, Mariana, Mário Campos, Mateus Leme, Matosinhos, Miraí, Nazareno, Nova Lima, Oliveira, Ouro Preto, Pains, Paracatu, Passa Tempo, Patrocínio, Pedra Azul, Pedro Leopoldo, Piracema, Porteirinha, Prados, Pratápolis, Riacho dos Machados, Rio Piracicaba, Sabará, Salto da Divisa, Santa Bárbara, Santa Rita de Caldas, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José do Alegre, São Sebastião da Vargem Alegre, Sarzedo, Senador Modestino Gonçalves, Serra do Salitre, Varjão de Minas e Vazante.

Itabira

“O objetivo do prêmio é mapear e reconhecer o bom desempenho da gestão nos municípios com atividades de mineração. Queremos destacar boas práticas na entrega de serviços públicos à população, resultado de uma boa governança pública”, afirma Sergio Andrade, cientista político e diretor executivo da Agenda Pública. “No Brasil, cada vez mais a mineração industrial e sustentável desponta como ponto de atração de investimentos para movimentar a economia e dinamizar o crescimento de estados e municípios. Estimula negócios em várias cadeias produtivas, com geração de empregos, renda e tributos”, diz o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann.

Serão concedidos oito troféus e oito selos de reconhecimento de Qualidade da Governança Pública nas seguintes categorias: saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças públicas e desenvolvimento econômico. Além dos vencedores em cada categoria, o prêmio irá reconhecer também destaques regionais em cada região brasileira. Para serem premiados, os municípios necessitam ter apresentado práticas de gestão pública com boa performance ao longo de 2022 em relação ao atendimento das necessidades da população e a transformação da realidade local. Para saber mais clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *