Desmatamento coloca em risco oferta de água em 32 cidades mineiras

O desmatamento pode reduzir o abastecimento de água. Em Minas Gerais, são 32 municípios que estão dentro da área das bacias hidrográficas mais desmatadas do bioma em 2022, na região da fronteira agrícola. Mais de 74% de todo o desmatamento do Cerrado ano passado ocorreu nas bacias dos rios Tocantins (210.804 hectares), São Francisco (116.367 ha), Parnaíba (105.419 ha), Itapecuru (88.049 ha) e Araguaia (78.368 ha).

Além de Minas Gerais, entre os estados do Cerrado com maior número de municípios com ocorrências de desmatamento, estão: Goiás (119 municípios), Tocantins (108), Maranhão (65), Piauí (22), Mato Grosso (15) e Bahia (12). Em Minas Gerais, alguns dos municípios com maiores índices de destruição do bioma foram Arinos, Bonfinópolis de Minas, Bonito de Minas, João Pinheiro, Pintópolis, Ponto Chique, Riachinho, Santa Fé de Minas, Ubaí e Urucuia.

A análise de pesquisadores expõe a relação entre desmatamento e segurança hídrica no bioma considerado berço das águas do Brasil. O SAD Cerrado (Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado) é desenvolvido pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em parceria com o MapBiomas e com o LAPIG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) da UFG (Universidade Federal de Goiás).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *