A nova geração tem tido muitos interesses grandiosos, como mudar o mundo ou explorar o espaço. No entanto, para os brasileiros é uma área difícil de entrar. Por isso, aproximar os jovens da ciência, tecnologia e astronomia foi um dos objetivos do Science Days, evento gratuito para estudantes do Ensino Médio. Realizado pela segunda vez em Minas Gerais, foi promovido Fundação Michaelis em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Os alunos tiveram acesso a palestras, exposições e 19 oficinas hands-on.
O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de março e reuniu cerca de 32 escolas de Belo Horizonte e aproximadamente 2.400 jovens. Segundo Jeff Michalis, diretor da KSC International Space Academy, programa global de incentivo à educação espacial da NASA, é fundamental estimular inovações espaciais, novas formas de trabalho voltadas ao nicho científico e suas tecnologias. “Hoje, temos 12 jovens brasileiros trabalhando na área espacial graças ao evento realizado no ano passado. Eu os conheci quando eles tinham apenas 14 anos”, afirmou.
O Science Days contou com diversas palestras sobre o conceito de New Space Sats. “Já estamos fazendo esse trabalho há sete anos e Belo Horizonte é uma cidade muito especial. Uma das nossas missões é que queremos atender estudantes de A à Z, ou seja, não importa de onde ele vem”, conta o Jeff. A pró-reitora, Patrícia Klahr, conta que é o segundo ano consecutivo do Science Days em terras mineiras. “Estamos muito felizes de receber as 32 escolas de Belo Horizonte para vivenciar dois dias de ciência”, conta.
Durante o evento, os estudantes puderam participar da construção de um satélite similar ao convencional. Também assistiram a montagem de uma cadeira de rodas para pets. Além disso, o responsável pela organização do evento, a Newton Paiva aproveitou para mostrar aos alunos que existem centros universitários que podem abrir as portas da ciência espacial para eles. Além disso, também apoiam a iniciativa da cônsul norte-americana, Katherine Ordoñez, que incentiva mulheres a fazerem parte da área e a se destacarem.
Deixe um comentário