Estudantes com transtornos de aprendizagem precisam de psicopedagogia inclusiva

Imagem: Divulgação

A psicopedagogia é um campo interdisciplinar de investigação e aplicação à Educação e Saúde, pautado em intervenções técnicas nos níveis de prevenção e remediação de problemas de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, no ambiente escolar, por exemplo, o psicopedagogo busca entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. “Ter um profissional preparado que saiba conduzir avaliações e intervenções, nos variados ambientes, é superar barreiras sociais e melhorar o desempenho escolar daquele que está sendo assistido”, explica o docente universitário, João do Carmo.

“Esse e qualquer outro ambiente precisam estar prontos para receber todo indivíduo que possa ter dificuldades específicas, transtornos de aprendizagem, deficiências sensoriais, motoras ou cognitivas. O papel da psicopedagogia é promover ambientes adequados de aprendizagem, levando em conta as adequações familiares e educacionais com a compreensão do caminho neuronal de cada um,” exemplifica o mestre.

Ainda segundo o professor, no contexto atual, a sociedade é chamada a reconhecer diferenças individuais. Para que o respeito a essas diferenças e a garantia de direitos dos cidadãos se concretizem, o especialista afirma que são necessárias mudanças de concepções, valores e práticas nos diversos setores da sociedade, particularmente no setor educacional, já que uma sociedade inclusiva começa a partir de uma educação inclusiva. “No ambiente escolar, o problema não está no aprendiz e sim na sociedade, que é pouco inclusiva, que cria rótulos e que, muitas vezes, é excludente”, afirma João do Carmo.

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