Alunos e educadores da Unifei Itabira participam de projeto no interior de Goiás

Oficinas em São João d’Aliança. Crédito: professor Glaucio Marcelino Marques/ICPA

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira participou pela quinta vez do projeto Rondon “Operação Lobo Guará”, ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com Universidades e Prefeituras, com a finalidade de viabilizar a participação de professores e estudantes, nos processos de desenvolvimento local sustentável, e de fortalecimento da cidadania.

“Rondonistas” da Unifei Itabira. Crédito: professor Glaucio Marcelino Marques/ICPA

A equipe do campus Itabira participou desta edição do projeto Rondon, que teve início no dia 19 de janeiro e término em cinco de fevereiro. As oficinas desenvolvidas pela Unifei Itabira aconteceram no município de São João d’Aliança (GO). A cidade, conhecida como “Portal da Chapada dos Veadeiros”, com população estimada em quase 13 mil habitantes, localizada a 331 quilômetros da capital Goiânia.

Projeto de capacitação para multiplicadores de conhecimento. Crédito: professor Glaucio Marcelino Marques/ICPA

Os “Rondonistas” da Unifei trabalharam temas como: comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção. Neste contexto, foram desenvolvidas mais de 35 oficinas em escolas públicas, centros comunitários e câmaras municipais, entre outros pontos, com o intuito de atender a maior parte da comunidade, e capacitá-los para serem multiplicadores.

Desenvolvidas mais de 35 oficinas nas comunidade. Crédito: professor Glaucio Marcelino Marques/ICPA

A equipe é formada por 10 integrantes: Glaucio Marcelino Marques e Márcio Tsuyoshi Yasuda (professores), Bruna de Lima Furtado, Cecília dos Santos Tavares, Conrado Yudi Kondo Lopes, Gabriel Soares Silva, Kimberly Gabrielly Silva Teixeira, Maria Eduarda Ribeiro, Nayara das Graças Zeferino Santos e Yohana Lemos da Silva (discentes), da Unifei Itabira.

Universitários de Itabira no projeto Rondon. Crédito: professor Glaucio Marcelino Marques/ICPA

Os educadores universitários são do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), e atuam na coordenação titular e adjunta. Segundo Glaucio Marques, a participação dessa equipe da Unifei Itabira somente foi possível por meio do apoio de diversas pessoas envolvidas com a causa, em especial o diretor do ICPA, James Lacerda Maia, e o pró-reitor de Graduação, Edmilson Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *