Nesta terça-feira (21) foi celebrado o “Dia Internacional da Síndrome de Down” que foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e tem reconhecimento oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU), proposto pelo Brasil. Pessoas portadoras da síndrome têm predisposição para desenvolver doenças respiratórias por alterações craniofaciais, sistema imune desregulado e propensão às alergias respiratórias como rinite. Mas vivem normalmente na sociedade.
Durante todo o mês de março, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down, como ferramenta para ampliar a conscientização. As crianças com síndrome de down têm maior predisposição às doenças respiratórias, por três fatores.
A Síndrome de Down cursa com alterações craniofaciais que dificultam a drenagem de muco produzido nas vias respiratórias o que facilita infecções. 2 – O sistema imune da criança com síndrome de Down pode ser um pouco desregulado e isto torna as crianças mais vulneráveis às infecções respiratórias. Por isso é tão importante manter as vias respiratórias bem limpas e desobstruídas. Pessoas com síndrome de Down também podem ter alergias respiratórias, principalmente a rinite alérgica.
Deixe um comentário