Devolução de mercadorias em logística reversa alcança resultados consideráveis

Imagem: Freepik

A devolução de mercadorias tem se tornado um grande aliado das empresas brasileiras que prezam por uma boa jornada do consumidor. A prática foi ganhando espaço nos últimos anos, fazendo muitos consumidores darem preferência para lojas e e-commerces que oferecem essa segurança de trocas e devoluções eficientes. Em 2022, por exemplo, foram devolvidos quase R$10 milhões em produtos somente na Genius Returns, plataforma automatizada de logística reversa, de acordo com uma pesquisa inédita feita pela própria companhia.

O desempenho da empresa no ano passado também ilustra a importância dessa estratégia para ambos os lados do processo de compras online: a plataforma registrou crescimento de 340% e retenção de R$ 2 milhões em trocas e devoluções para os mais de 50 e-commerces parceiros. “O foco na efetividade no pós-venda é válido, mas a integração do processo de venda online como um todo também é importante. A partir disso, realizamos pesquisas internas de impacto anual para entender cada vez mais o perfil do consumidor que utiliza a plataforma”, afirma Maurício Cwajgenbaum, CEO da Genius Returns.

A plataforma também divulgou dados sobre qual o setor com maior registro de trocas e devoluções. Em destaque, o segmento com maior índice de devolução foi moda (15%), calçados (12%) e acessórios (10%). O motivo mais comum que os consumidores alegam na hora de devolver ou trocar um produto é o tamanho. “O reflexo deste segmento da moda ser um dos que mais utilizam o serviço da logística reversa, mostra muito do novo comportamento dos consumidores de usarem o quarto como provador de roupas, algo que o e-commerce viu aumentar na pandemia”, conclui o CEO da Genius Returns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *