Itabira é a primeira cidade mineira a desenvolver o projeto, mobilizando escolas para a preservação ambiental
Convênio entre a Prefeitura de Itabira e a organização Planetapontocom, com o apoio da Vale, vai mobilizar professores e alunos da rede municipal na preservação de rios. A ação é fruto do projeto “Esse Rio É Meu”, que já foi implementado também no Rio de Janeiro (RJ). O lançamento em Itabira acontece na quinta-feira (23), às 13h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com a presença do jornalista Zeca Camargo, e de Silvana Gontijo, presidente da Planetapontocom; que apresentarão detalhes, com bate-papo.
Em Itabira, o “Esse Rio É Meu” pretende envolver 48 escolas da rede municipal, totalizando cerca de 1.180 professores e mais de 9.380 alunos. O projeto acontecerá de forma articulada com a grade curricular destas escolas e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de quatro mil professores, com o objetivo de saber a causa que mais motiva e mobiliza crianças e jovens no Brasil. A preservação ambiental, com ênfase na questão hídrica, teve maior destaque.
“Visando levar este debate para o centro do processo pedagógico, criamos o programa “Cidades, Salvem seus Rios!”, explica Silvana Gontijo. Em 2015, o projeto piloto foi lançado com foco no rio Carioca. A iniciativa envolveu cerca de 28,5 mil alunos e 540 professores de 27 escolas públicas e privadas situadas na bacia do Rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e deságua na Baía de Guanabara. Este piloto levou o Carioca a ser, o primeiro rio urbano brasileiro tombado como patrimônio histórico e cultural.
Deixe um comentário