Especialista em Odontologia indica atenção para a saúde bucal no pré-natal da gestante

Imagem ilustrativa

Considerado um momento extraordinário na vida da mulher, a gravidez gera transformações físicas, emocionais e hormonais na gestante. É nessa fase que o acompanhamento médico da mãe e do bebê é primordial para garantir uma gravidez saudável. Conhecido como pré-natal, esse período é marcado por uma série de exames preventivos que antecipam possíveis complicações e, entre todos os cuidados, como ultrassonografias e vacinação, mas a saúde bucal também deve estar no processo. De acordo com a professora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Ana Paula Godoi, a cartilha de Saúde Bucal da Gestante, do Ministério da Saúde, informa que os cuidados com a futura mãe e do recém-nascido, denominado como pré-natal odontológico, previne o surgimento de doenças bucais e é fundamental no desenvolvimento saudável do bebê.

“O dentista trabalha de duas formas: na primeira, o profissional avalia as alterações causadas na cavidade bucal da mulher, podendo solicitar tratamentos a fim de estabelecer uma saúde bucal adequada; e na segunda abordagem, que é focada na criança desde a gestação até a amamentação, monitora hábitos alimentares e orienta sobre o uso de chupeta e mamadeira, entre outros fatores. O intuito do pré-natal odontológico é reforçar a importância de seguir uma dieta balanceada nessa fase, para prevenir a mãe de doenças bucais capazes de causar o nascimento prematuro, além de evitar que a falta de controle impacte o bebê nos primeiros anos e até na vida adulta, como desencadear o vício em açúcar, que pode gerar cáries e outros problemas bucais”, explica.

A avaliação odontológica deve ocorrer pelo menos uma vez durante o período gestacional. A docente explica que, a mulher deve apresentar a caderneta da gestante atualizada. Nesse documento, constam todas as informações sobre a condição de saúde da paciente, principalmente, o campo sobre saúde bucal, que deve ser preenchido pelo dentista com os possíveis tratamentos odontológicos. Ana Paula elenca as principais alterações causadas na cavidade bucal, durante a gravidez, e que merecem atenção da futura mamãe: doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são problemas causados pelo acúmulo de bactérias nos dentes, formando a placa bacteriana e irritando a gengiva. A falta de tratamento e acompanhamento especializado pode gerar complicações na gestação, como o parto prematuro e ter relação com o baixo peso do bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *