A importância da capacitação na função de Cuidador de Idosos

A data de 20 de março é reservada para comemoração a esses profissionais

Em vinte de março é o Dia do Cuidador de Idosos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem mais de 33 milhões de idosos no Brasil. O estudo revelou que esse número está diretamente relacionado aos avanços da medicina e, consequentemente, ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Apesar do número elevado de pessoas na terceira idade em nosso país, alguns idosos ainda passam por situações como abandono e discriminação.

A taxa de abandono de idosos em hospitais e instituições de longa permanência é elevada, seja por negligência ou falta de condições de cuidar de parentes e familiares mais velhos, mesmo sendo este ato considerado crime, com pena de seis meses a três anos e multa. Por isso, é essencial uma maior atenção do poder público para a elaboração de políticas públicas efetivas para a proteção e inclusão da terceira idade. Por outro lado, a profissão de Cuidador de Idosos cresceu 547% nos últimos 10 anos, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

William Francis Cantão, de 40 anos, formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no curso de Cuidador de Idosos, atualmente trabalha no Lar de Idosos. O profissional é responsável por atividades como trocas de fraldas, administração de medicamentos autorizados e separados pela enfermeira-chefe, hidratação devido ao calor, entre outros cuidados. William trabalha no período noturno, precisa dar atenção redobrada aos idosos que têm, por exemplo, dificuldades na locomoção, mas nada disso o desanima. “A melhor parte é ver neles o sorriso”, comenta.

O Cuidador de Idosos formado se torna apto e capaz de desenvolver um trabalho de qualidade em locais de atendimento ao idoso, como Instituições de Longa Permanência (ILPs), clínicas geriátricas, hotéis e pousadas para idosos, e claro, das residências deles. O grande diferencial é para os que querem trabalhar nas Home Cares, empresas de cuidados domiciliares que exigem que o especialista seja qualificado e tenha o certificado do curso. O Cuidador de Idosos também pode se destacar no campo do acompanhamento hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *