Cai pela metade taxa de fiminicídio em Itabira, informa Polícia Civil

Foto: Polícia Civil

O 12º Departamento de Polícia, onde está inserida a 3ª Delegacia Regional de Itabira, registrou quatro feminicídios em 2021, e a metade em 2022. Feminicídio é o crime de ódio baseado no gênero, definido como o assassinato de mulheres em violência doméstica, ou em aversão ao gênero da vítima, pelo simples fato de ser mulher. Em números gerais, a unidade local foi superada apenas pela Regional de Manhuaçu do Departamento, com três casos de morte violenta.

No chamado pedido de medida protetiva, em Itabira, ocorreram 717 procedimentos. Mecanismo criado por lei para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar. Fevereiro, maio, agosto e dezembro de 2022 foram os meses com maior quantitativos de solicitações. Entre as seis Delegacias Regionais, Itabira foi superada apenas pela Unidade sede, na cidade de Ipatinga, com 271 pedidos de medida protetiva a mais.

Foto: MPMS

Em 2021 a Polícia Civil de Itabira fez 652 pedidos, ou seja, aumento de 9%, nos dois últimos anos. Os dados integram o relatório de estatísticas da violência contra a mulher. O documento ainda indica os tipos de violência mais comuns praticados, respectivamente: física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. A Delegacia sediada em Itabira é a responsável pelas cidades de Santa Bárbara, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Maria de Itabira e Ferros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *