Dia Mundial do Sono traz reflexão sobre o dormir das crianças

Um dos grandes desafios de pais e responsáveis é fazer com que a criança consiga dormir. São diversas as razões para essa dificuldade em pegar no sono, sendo o uso excessivo de atividades digitais, sobretudo próximo ao período noturno, um dos fatores que prejudicam a qualidade do sono. O Dia Mundial do Sono, celebrado no dia 17 de março, foi criado justamente para conscientizar a sociedade sobre a importância do sono para a saúde. As causas da insônia infantil devem ser analisadas por especialistas, afinal questões sociais, culturais e familiares também influenciam no descanso noturno.

Geraldo Lorenzi Filho, médico especialista em Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês, destaca a necessidade de criação de rotinas diárias, inclusive aos fins de semana, para garantir um sono melhor. O médico também orienta os pais a investirem em atividades lúdicas e mais relaxantes com as crianças momentos antes de dormir, sem aparelhos celulares e videogames ligados. “A tela de computador e de celular emite luz que inibe a produção de melatonina, hormônio que regula o nosso ‘relógio biológico’, essencial para o processo do sono”, explica o médico Geraldo Lorenzi.

“Aliadas na redução do agito noturno, atividades lúdicas também podem contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo. Brincadeiras fáceis de fazer, como desenho e colagens em folhas usando soluções adesivas como a Pritt Bastão, ajudam a desacelerar enquanto a criança se concentra na interação,” concluiu o especialista. “Atividades de recorte e colagem são interativas, ajudam a acalmar e estimulam uma série de competências individuais, como o raciocínio, criatividade, improviso, precisão, e trabalho em conjunto, importantes para o aprendizado”, destaca Beatriz Negrão, Gerente de Marketing da Pritt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *