A importância da educação inclusiva para o desenvolvimento da educação

Foto: Pixabay

Nesta quarta-feira (15), é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Escola, data que tem o objetivo de valorizar a importância dessa instituição para a sociedade e a construção de um país melhor. Quando abordamos esse tema, um ponto fundamental é que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e aprendam a respeitar as diferenças.

Ao longo dos anos, a questão da “educação inclusiva x educação especial” vem sendo bastante discutida no Brasil. O conceito se baseia na inclusão das pessoas com deficiência na escola comum, convivendo com outras crianças sem deficiência. É comprovado que o convívio contribui para o desenvolvimento de todos, além de aprenderem a respeitar as diferenças.

Para comprovar as vantagens da educação inclusiva, uma pesquisa realizada, em 2009, pelo CEPI (Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação) do Instituto Jô Clemente (IJC) mostrou que crianças e adolescentes que frequentam as salas de aula comuns apresentam ganhos consideráveis em aspectos como identidade, autonomia, comunicação, linguagem e expressão.

O estudo apresentou os resultados de três anos de acompanhamento de 109 crianças com deficiência intelectual que saíram da escola especial que a Organização mantinha até 2009. Por meio de avaliações, entrevistas com professores e observação constatou-se que as 62 crianças deste grupo que foram para as escolas regulares apresentaram maior desenvolvimento na comparação  as especiais.

“A segregação dos jovens com deficiência intelectual, que acontece com a educação especial, impactaria diretamente nos resultados esperados em aprendizagem e autonomia. Trabalhamos fortemente em todos os âmbitos para promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. A educação é uma pauta que precisa ser debatida”, afirma Roseli Olher, supervisora da Inclusão Educacional do Instituto Jô Clemente (IJC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *