Dívidas atrasadas de até R$ 500 foram as mais quitadas em novembro

Índice tem tímido crescimento de 0,2 pontos percentuais

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostram que, em novembro de 2022, mais de 44% das contas atrasadas dos negócios brasileiros foram pagas em até 60 dias após a negativação. No período, a maior parte das dívidas quitadas pelos empreendedores foram aquelas cujo valor era de até R$ 500. O setor com mais dívidas pagas foi o de “Outros” (50,8%), que compreende empresas da Indústria, do Terceiro Setor e Primário. Este foi o segundo mês consecutivo que o indicador tem aumento neste segmento.

“O tímido crescimento de 0,2 pontos percentuais do indicador, em relação a outubro, ainda mostra que os negócios seguem priorizando o pagamento de parceiros, fornecedores e companhias do varejo, ainda que com atraso, para continuarem funcionando,” diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Ainda segundo análise por setores das dívidas, o segundo lugar das contas em atraso quitadas em até 60 dias após a negativação foi do segmento do Varejo (49,5%), depois as Utilities (44,7%), que englobam contas básicas como energia, gás e água, Financeiras (43%) e Securitizadoras (40,5%). Serviços (33%) e Telefonia (12,9%) fecham o ranking.

Os dados mostram, ainda, que 56,1% dos débitos com até 30 dias de atraso foram quitados. As contas atrasadas em até 60 dias tiveram uma taxa de pagamentos de 44,9%. Em terceiro lugar estão os encargos atrasados em 90 dias (28%) e aqueles com até 1 ano ficaram em quarta posição (23%). Mais de 20% das obrigações vencidas em até 180 dias foram pagas e, por fim, apenas 5,3% dos encargos vencidos há mais de um ano foram liquidados. Norte e Nordeste têm os maiores níveis de recuperação em novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *