Índice tem tímido crescimento de 0,2 pontos percentuais
Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostram que, em novembro de 2022, mais de 44% das contas atrasadas dos negócios brasileiros foram pagas em até 60 dias após a negativação. No período, a maior parte das dívidas quitadas pelos empreendedores foram aquelas cujo valor era de até R$ 500. O setor com mais dívidas pagas foi o de “Outros” (50,8%), que compreende empresas da Indústria, do Terceiro Setor e Primário. Este foi o segundo mês consecutivo que o indicador tem aumento neste segmento.
“O tímido crescimento de 0,2 pontos percentuais do indicador, em relação a outubro, ainda mostra que os negócios seguem priorizando o pagamento de parceiros, fornecedores e companhias do varejo, ainda que com atraso, para continuarem funcionando,” diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Ainda segundo análise por setores das dívidas, o segundo lugar das contas em atraso quitadas em até 60 dias após a negativação foi do segmento do Varejo (49,5%), depois as Utilities (44,7%), que englobam contas básicas como energia, gás e água, Financeiras (43%) e Securitizadoras (40,5%). Serviços (33%) e Telefonia (12,9%) fecham o ranking.
Os dados mostram, ainda, que 56,1% dos débitos com até 30 dias de atraso foram quitados. As contas atrasadas em até 60 dias tiveram uma taxa de pagamentos de 44,9%. Em terceiro lugar estão os encargos atrasados em 90 dias (28%) e aqueles com até 1 ano ficaram em quarta posição (23%). Mais de 20% das obrigações vencidas em até 180 dias foram pagas e, por fim, apenas 5,3% dos encargos vencidos há mais de um ano foram liquidados. Norte e Nordeste têm os maiores níveis de recuperação em novembro.
Deixe um comentário