Mais da metade dos cargos de liderança no Senac são ocupados por mulheres

O protagonismo feminino cresce a cada dia e essa presença também deve se fazer crescer no campo dos negócios. Ainda há espaço para ser alcançado pelas lideranças femininas. Segundo dados levantados pelo estudo Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, em 2019, 37,4% dos cargos gerenciais eram ocupados por mulheres. Para uma das especialistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no comportamento humano e organizacional, as mulheres em posições gerenciais, geraram ganhos para as empresas.

“Historicamente, vemos uma desigualdade quando a gente compara a presença dos dois gêneros em posições de liderança. Porém, a partir do momento que se tem mais mulheres ocupando essas posições, percebemos um ganho de diversidade em vários sentidos. Do próprio gênero, da faixa etária, de formação, entre outros aspectos dentro de um ecossistema que favorece a composição de novas habilidades. Neste sentido, a liderança feminina quando valorizada e reconhecida, traz benefícios, como um protagonismo das competências humanas e comportamentais, as soft skills”, explica a Assessora de Gestão de Pessoas do Senac, Graziela Ferreira.

No Senac em Minas, 65% do quadro de funcionários é formado por mulheres, que são maioria tanto nas áreas administrativas, quanto na docência. No âmbito gerencial, a instituição está acima da média nacional: mais da metade (53%) das posições de liderança tem ocupação feminina. São cargos de gerência, coordenação, superintendência e diretoria, incluindo o posto mais alto na organização, de Diretora Regional, ocupado por Cristiane Serpa. “É um desafio da mulher se legitimar na sociedade e também no ambiente organizacional. Somos levadas socialmente a acumular diversos papéis e precisamos superar diversos obstáculos ao longo da vida”, pondera Graziela Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *