Itabira: capacitação para servidores sobre busca de recursos e produção de eventos

Servidores da Prefeitura de Itabira e entidades dos segmentos ligados ao esporte passaram por quatro dias de capacitação sobre busca de recursos e produção de eventos. As oficinas foram oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e contaram com mais de 50 participantes. As atividades foram realizadas no Centro Universitário Una. A gestora da SMELJ, Natália Lacerda, apresentou o Diagnóstico do Esporte e Lazer de Itabira e Distrinos.

A oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos foi ministrada pela professora Silvana Regina Echer, doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Silvana afirmou que, com base no Diagnóstico do Esporte e Lazer de Itabira e Distritos, é possível captar recursos e resolver demandas da comunidade, pulverizando as atividades.

“Apoiamos aqui os servidores de Itabira no aprofundamento de projetos para leis de incentivo e também para a ampliação do acesso à informação. Há recursos disponíveis na iniciativa privada, pública e muitas pessoas não conseguem acessar”, destacou a mestre da UnB. Também esteve presente nessa oficina o servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Cleber Phillipe de Brito. Ele atualmente exerce a função de diretor de Gestão da Lei de Incentivo ao Esporte no Estado de Minas Gerais.

A oficina de Planejamento e Organização de Eventos foi ministrada pela Cláudia Regina Bonalume, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com três especializações. Ela afirmou que a iniciativa do município é fundamental. “A capacitação é um passo muito importante e a gente espera que as pessoas se engajem, eu acredito muito na formação de pessoas porque é a partir dessa construção coletiva que a Prefeitura dá a cara de Itabira para a política pública municipal de esporte e lazer,” reforçou a especialista.

Ricardo Leyser contribuiu com essa oficina contando sobre a sua experiência e o papel dos eventos esportivos nas políticas públicas. Ele já coordenou a organização de Fórmula Um e esteve 13 anos no Ministério do Esporte, e na Secretaria Especial dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro (RJ). E em 2016, foi Ministro do Esporte. Os servidores e entidades terão instrumentos e ferramentas necessários para trabalhar projetos que fortaleçam o segmento na cidade. As atividades foram oferecidas gratuitamente.

Fotos: Prefeitura de Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *