Rebanho com mais qualidade através de técnicas para fertilização invitro
Produtores de leite e gado da região participam do Sebraetec FIV, programa de acesso subsidiado ao processo de melhoramento genético do rebanho. Neste ano, a iniciativa do Sebrae Minas será voltada para produtores rurais de 25 propriedades, localizadas em quatro cidades: Ferros, Itabira, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo. Para facilitar o acesso de pequenos produtores ao programa, 70% do valor será subsidiado pelo Sebrae Minas, e os 30% restantes pelo produtor beneficiado.
A sigla FIV é referente ao processo de fertilização invitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas, que não suportariam uma gestação natural, e o nascimento de animais com qualidade superior. O método também permite que haja mais embriões de uma única doadora, possibilitando o nascimento de mais fêmeas para a pecuária de leite, e padronize o grau de sangue desejado do animal.
A finalidade é gerar maior produtividade de leite e rebanho para gado de corte, além de aumentar a renda do produtor rural, promovendo a valorização da atividade leiteira, considerando cada sistema de produção. O presidente do Sindicato Rural, Evando Lage Avelar, destacou os resultados positivos para os produtores rurais da região. “Além de promover o melhoramento genético contínuo, esta ação beneficia diretamente a economia local, ao impactar nos ganhos dos produtores”, ressalta.
De acordo com a analista do Sebrae Minas, Gina Ambrósio, a iniciativa propõe levar aos pecuaristas as mesmas técnicas que, geralmente, são disponíveis apenas para médias e grandes propriedades. “Estimamos que até o final do primeiro semestre sejam realizadas cerca de 380 transferências de embriões provenientes da fertilização invitro nos rebanhos”, explica. As vagas já estão sendo preenchidas. Interessados em participar nos próximos ciclos devem fazer contato pelo telefone (31) 99883-1302.
Deixe um comentário