Tratamento eficaz contra a obesidade depende de abordagem multidisciplinar

A doença já afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo e está diretamente ligada à genética, estilo de vida, estresse e hábitos alimentares

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que o mundo deve enfrentar. Atualmente, segundo o órgão, já são mais de um bilhão de pessoas obesas. No Dia Mundial da Obesidade (4), que visa conscientizar a respeito da doença, se destaca a necessidade do alerta sobre o mito da força de vontade em relação a recuperação da saúde de pessoas obesas, e a importância de um tratamento multidisciplinar.

“Na realidade, a obesidade é uma doença que sofre influência de diversos fatores, como a genética, estilo de vida, estresse, doenças associadas, tratamento medicamentoso e hábitos alimentares. Ou seja, não é um fator individual, e sim a consequência de um conjunto de fatores, logo, não faz sentido tratar isoladamente”, explica o diretor hospitalar, Carlos Alberto de Oliveira Filho, médico especialista no tratamento da obesidade é o endocrinologista.

Porém, o tratamento requer uma equipe multidisciplinar composta também por nutricionistas, psicólogos e professores de educação física. “É um problema complexo e não basta apenas focar na alimentação, é preciso regular o organismo do ponto de vista, clínico e hormonal, acompanhar as questões psicológicas envolvidas no ganho e perda de peso, inserir exercícios físicos para acelerar o metabolismo, entre outras ações”, destaca o diretor hospitalar.

A obesidade é uma doença crônica que afeta a maioria dos sistemas do corpo, atingindo articulações, coração, fígado, rins e sistema reprodutivo. “Como consequência temos uma série de doenças crônicas não transmissíveis: hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC), algumas formas de câncer e, até mesmo, problemas com a saúde mental”, cita o especialista. Segundo o Ministério da Saúde quase 1,4 milhão de adolescentes têm sobrepeso ou obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *