Departamento de Polícia Civil, onde Itabira está incluída, é a melhor do Estado

Gilmaro Alves Ferreira

O 12º Departamento de Polícia Civil, composto pelas Unidades Regionais de Itabira, Ipatinga, Caratinga, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, com área territorial de 97 municípios, apresentou dia 13 de fevereiro, seu balanço estatístico das ações e produtividade, referente ao ano de 2022. Verificou-se, em números absolutos, seu primeiro lugar no Estado, em comparação com outros 18 Departamentos, pela produtividade alcançada ao longo do ano passado.

Em 2022, foram enviados à Justiça, 15.011 inquéritos policiais concluídos. Deste total, 8.820 inquéritos por portaria; e 6.191 procedimentos policiais por auto de prisão em flagrante; ambos relatados e conclusos, indiciando 14.599 pessoas. Foi apurado o cumprimento de 4.152 mandados de prisão, e 413 de busca e apreensão. Foram instaurados 18.080 inquéritos, além de 6.508 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO/crimes de menor potencial ofensivo).

Medidas protetivas de urgência totalizaram 3.903 pedidos. Procedimentos envolvendo menores infratores somaram 1.998, e, nesses dois quesitos, o Departamento ficou em 2º lugar em Minas. Foi verificado também que houve o total de 96.134 Registros de Eventos de Defesa Social (REDS/boletins de ocorrência). Todas as Unidades Regionais cumpriram as metas, exceto Ponte Nova, que adotou medidas para melhorar sua produtividade.

Segundo o delegado geral de Polícia Civil, Gilmaro Alves Ferreira, Chefe do 12º Departamento, o balanço da produtividade, bem como todas as análises e aferições, são de grande importância, pois interferem diretamente no planejamento de novas estratégias policiais, e no gerenciamento de ações necessárias, para a continuidade do serviço, principalmente nesta produção exitosa, como ocorreu em 2022, atingindo resultados acima do esperado.

Pontuou ainda que, os números são excelentes levando-se em consideração que o Estado possui 19 departamentos, além de equipes especializadas. “Isso só foi possível graças ao empenho de todos os policiais civis de todas as cidades. Delegados, escrivães, investigadores, peritos, médicos legistas e servidores administrativos,” destaca Gilmaro Alves, que agradeceu a instituição pelas ações, que, segundo ele, propiciou que os resultados fossem colhidos.

Fotos: Polícia Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *