E-commerce registra 5,6 milhões de tentativas de fraude em 2022, no Brasil

Imagem: Freepik

Investir na segurança das lojas virtuais é tão necessário quanto em uma loja física. Dados do Mapa da Fraude, apontam que o e-commerce brasileiro registrou 5,6 milhões tentativas de fraudes entre o mês de janeiro e dezembro de 2022, no país. Nesse período, foram analisados 312,2 milhões de pedidos no setor. Felipe Trudes, CEO de consultoria de tecnologia para e-commerces, analisou os resultados da pesquisa e pontua a importância de se alertar para esse problema que segue assombrando lojistas e clientes. “É preciso pensar em plataformas seguras, que não sejam de código aberto, investir em um intermediador de pagamento, definir limites de compras e estudar o padrão de comportamento dos seus consumidores, por exemplo”, afirma Felipe Trudes.

A pesquisa também listou os três tipos de golpes mais comuns: fraude efetiva, aquela em que o criminoso utiliza dados de cartões de crédito roubados para fazer a compra; autofraude, quando o próprio dono do cartão efetua a compra, mas alega, dentro do prazo de 180 dias, que não realizou a aquisição que consta na sua fatura; e a fraude amigável, que é feita por parentes ou conhecidos próximos do titular do cartão, porém sem o seu consentimento para a compra. Outro dado divulgado que é importante para reflexão e prevenção dos e-commerces são os aumentos de casos de fraudes nas datas sazonais, como Dia das Mães (2,5%), Dia do Consumidor (2,2%), Dia dos Namorados (2,1%) e a Black Friday (1%).

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