Dia 15 de março começa período de declaração do Imposto de Renda

No dia 15 de março terá início o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ano base 2022, com novidades que devem ser foco de grande parte dos contribuintes. Principalmente com a evolução da declaração pré-preenchida e o fechamento do cerco à sonegadores. A expectativa da Receita Federal é que sejam entregues 39,5 milhões de declarações. Para Richard Domingos, diretor executivo contábil é interessante que as pessoas se preparem com antecedência, separando os documentos.

“Quanto mais preparado o contribuinte estiver melhor, já que os primeiros dias são os mais interessantes para o envio e isso por dois motivos: quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes, além disso, em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de realizar uma declaração retificadora, depois do prazo de entrega, que será 31 de maio”, alerta Richard Domingos. Ele detalhou as principais atualizações, como forma de alerta sobre o procedimento correto do IRPF.

O prazo neste ano será de 8h do dia 15, até o último minuto do dia 31 de maio. É obrigado a entregar, quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70; quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto. A partir desse ano o contribuinte que fizer sua declaração pela pré-preenchida.

Será necessário apontar a aquisição de imóveis sem a informação de valor; doações efetuadas a instituições beneficiadas fiscalmente (ECA, Idoso, Cultura, Audiovisual, Desporto); criptoativos declarados por Exchange; atualização de saldos em 31/12/2022 das contas bancárias e de investimento, desde que informado corretamente o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), banco, conta, agência e saldo em 31 de dezembro de 2021; além da inclusão de conta bancária ou fundo de investimento novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *