Conheça os principais tipos e sintomas de doenças cardiovasculares

Responsável por batidas ritmadas que fornecem alimento e oxigênio às células, o coração é o músculo mais importante do corpo humano

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência de alguma dessas doenças, responsáveis por atingir o coração e vasos sanguíneos. “Diabéticos devem ter atenção redobrada: uma vez que possuem duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto”, alerta o médico e diretor hospitalar, Juan Carlos.

“Colesterol, tabagismo, hipertensão, obesidade, estresse e depressão estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de outras complicações e doenças cardiovasculares”, complementa o profissional. Uma das às principais enfermidades que acometem o coração é a hipertensão arterial crônica, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que podem atacar os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins.

Doenças coronarianas são causadas pela obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam parte do coração, o miocárdio. Quando a obstrução é parcial ocorre a angina, forte dor no peito associada à esforço físico. Quando a obstrução se torna completa, surge o sintoma característico do infarto do miocárdio, conhecido como ataque cardíaco. A taxa de mortalidade pela doença aumenta entre mulheres após a menopausa. O sintoma na maioria das vezes é silencioso.

Enfermidade cerebrovascular é provocada pela obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Ela é composta por um grupo de doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), aneurisma, malformações vasculares e outros. Em casos crônicos, a doença pode causar demência, incapacidade funcional e perda de autonomia.  “Pode-se observar náuseas e vômitos, fraqueza de um lado do corpo e confusão mental”, enfatiza Juan

A doença arterial periférica obstrui vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores. Com isso, a passagem do sangue se estreita até fechar de vez, causando, em última instância, a amputação. O paciente pode sentir fisgadas e sensação de fadiga nas pernas, cãibra ao se movimentar, perda de pelo nas pernas, unhas enfraquecidas, infecções constantes nos pés e coloração esbranquiçada nestes membros inferiores.

A trombose venosa profunda e embolia pulmonar são caracterizadas por coágulos sanguíneos nas veias das pernas, condição que não oferece risco de morte. Porém, caso os coágulos se movam para os pulmões, surge a embolia pulmonar, que pode ser fatal. Ambas as condições são mais comuns a partir dos 40 anos, com aumento exponencial conforme a idade. Em muitos casos a trombose venosa profunda é assintomática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *