Diretor escolar mostra vantagens de se implantar a cultura empreendedora nas instituições de ensino

Lucas Briquez. Foto: MF Press Global

O empreendedorismo é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo atual. Em um contexto de mudanças constantes e incertezas, saber identificar oportunidades, criar soluções e inovar é fundamental para se destacar no mercado de trabalho. Diante disso, é importante que as escolas desenvolvam iniciativas que estimulem o pensamento empreendedor em seus alunos.

“É importante que eles observem a realidade ao seu redor, identifiquem problemas e se coloquem como agentes de transformação, buscando soluções criativas para os desafios que encontram. Isso implica em sair da zona de conforto e assumir uma postura proativa diante das situações”, disse o diretor administrativo da Escola Teia Multicultural, Lucas Briquez.

“É necessário que eles desenvolvam autoconfiança e autoestima. Apenas uma pessoa que acredita em si mesma e em suas habilidades será capaz de idealizar soluções e se dedicar para colocá-las em prática. Portanto, é fundamental que a escola promova atividades que estimulem o desenvolvimento dessas competências nos alunos”, emendou.

Para ele, é fundamental que os estudantes compreendam desde cedo que para alcançar um objetivo é preciso se esforçar e se dedicar. Dessa forma, reforça que a escola pode criar atividades e metas para os alunos realizarem, antes de obterem algum tipo de recompensa. Isso ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e disciplina.

“Para que a educação empreendedora seja efetiva, é importante que a escola adote uma abordagem prática e colaborativa. Os alunos precisam ser incentivados a trabalhar em equipe, a experimentar soluções e a aprender com seus erros. Além disso, é fundamental que a escola ofereça espaços e recursos que permitam que os estudantes coloquem suas ideias em prática”, destacou Lucas Briquez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *