A mudança climática é uma das questões mais complexas que enfrentamos hoje. Envolve muitas dimensões, ciência, economia, sociedade, política e questões morais e éticas, e é um problema global, sentido em escalas locais, que persistirá por muitos anos. O dióxido de carbono, o gás de efeito estufa que retém o calor e é o principal motor do aquecimento global, permanece na atmosfera por milhares de anos, e o planeta (especialmente o oceano) demora um pouco para apresentar as consequências do aquecimento.
Portanto, mesmo que paremos hoje de emitir todos os gases de efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças climáticas continuarão a afetar as gerações futuras. Quanto o planeta poderá suportar? Isso será determinado pelo volume de nossas emissões e exatamente por como o nosso clima responde a essas emissões.
O papel de toda estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (Corporate Social Responsibility – CSR), que engloba a proteção ambiental, deve ser integrar o mundo corporativo e a comunidade, ou seja, evitar que as corporações operem de forma totalmente desconectada das necessidades de seu entorno, como unidades autônomas que poderiam estar em qualquer outro lugar. Assim, as organizações devem adotar ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade, alinhada à sustentabilidade econômica do negócio.
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