Itabira: projeto Ala Show leva a festa de Carnaval por toda cidade

Samuel Alves

Durante os dias de Carnaval, o projeto Ala Show levou a tradicional festa por toda a cidade, remetendo os bons tempos da confraternização momesca, e de forma descentralizada. Os sambas de enredo e as marchinhas foram reproduzidos nas regiões do município de forma inédita. A atividade contou com apoio da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). Foi o seu diretor-presidente Amílson Nunes, o piloto da máquina, batizada como “Kombi Sonora”.

A atividade foi responsabilidade da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). “Certamente veio pra ficar. A FCCDA atendeu demanda do prefeito Marco Antônio Lage de levar o carnaval itabirano para os bairros, resgatando a história da festa mais popular do país, homenageando os carnavalescos que marcaram época, assim como as tradicionais Escolas de Samba”, disse o coordenador do evento, e produtor cultural, Samuel Alves.

Os cortejos harmônicos: Quinteto de Sopro, sob direção musical do professor Rafael Santos; Ala de Bateria, formada por integrantes das saudosas Escolas de Samba de Itabira: Canto da Juriti, Unidos de Itabira, Unidos da Belinha, Nove  de Outubro, e Gente Humilde; além da corte momesca; Ala Berimbaleiros, com capoeira comandada pelo mestre Romero Guayamum; personagem representando Drummond; e recreadores infantis fantasiados.

“Começamos o pré-carnaval com o pé direito. Acho que alcançamos os nossos objetivos de Carnaval descentralizado. O projeto Ala Show não foi diferente! Com muita alegria, diversão e amor por onde passou. As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar o tradicional cortejo carnavalesco, algumas pela primeira vez. Foi mágico ver o brilho nos olhos das pessoas. Saímos de alma lavada,” avaliou Samuel Alves, ao avaliar os quatro dias de evento.

Praça Nelson Lima Gumarães “Pracinha do Pará”

No primeiro dia do Ala Show, sábado (18) a comunidade do Fênix foi contemplada, passando também por ruas do bairro Santa Ruth. No domingo (19) foi a vez do Santa Marta, com uma recepção calorosa dos foliões. Na segunda-feira (20) ocorreu no Gabiroba, até o Ginásio Poliesportivo do bairro. Nesta terça-feira (21) o cortejo seguiu da Estação Ferroviária em direção ao Caminho Novo, até a apoteose na praça São Tomé, local de história na cultura itabirana.

Os grupos de músicos, e personagens decidiram seguir até o bairro Esplanada da Estação e depois para a praça Nelson Lima Guimarães. “Como cereja do bolo, partimos em direção ao Pará. Chegamos como elemento surpresa. Um encerramento emocionante, relembrando os bons tempos dos ensaios das escolas de samba na pracinha. O prefeito Marco Antônio Lage acertou em cheio com mais essa brilhante idéia,” concluiu Samuel Alves, organizador do Ala Show.

Fotos: Samuel Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *