Itabira: peças sacras em madeira mostram sentimento na crucificação de Jesus Cristo

A exposição “De um sonho a realidade” está a disposição do público na Fazenda do Pontal, de terça a sexta-feira de 8h às 18h, finais de semana e feriados de 10h às 16h. A mostra permanece até a Semana da Poesia, que será realizada em Itabira, entre 14 e 20 de março. Segundo a organização, dia 21 de março, as obras estarão seguindo para outra cidade. São peças em madeira, 90% delas em cedro, retratando imagens sacras, de autoria do escultor da cidade de Bela Vista de Minas, Sidney José Barcelos, e apoio do coordenador de área, da Fazenda do Pontal, José Norberto de Jesus “Bitinho”. Entre as peças, chama a atenção a imagem da crucificação de Jesus, e sua imagem de dor. Itabiranos e visitantes podem conhecer a mostra gratuitamente no espaço administrado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), no bairro Campestre.

Imagem da crucificação de Jesus

“A peça de Santo Onofre é um dos carros-chefe, baseada em um sonho que resolvi retratar na madeira, mostrando minha vontade de criar as esculturas de imagens sacras, sem deixar de manter minha ligação com a natureza. Minha arte é diversificada, não sendo apenas em uma linha. Isso que me incentiva a estar em movimento e a continuar. As inspirações para as outras obras são ligadas a religiosidade. É um desafio quando olho as imagens e tento reproduzir na madeira. Temos uma imagem de Jesus, junto com o Papa João Paulo e Maria, levados por três anjos, se referindo à base da Igreja Católica. Na maioria das vezes uso o cedro na confecção das obras sacras, madeira difícil de achar, porém, nobre, que dá recursos de trabalhar, por permitir cortes”, disse Sidney Barcelos.

“Esse trabalho partiu da relação do Sidney com a Cecília da FCCDA, que faz o acolhimento das atividades culturais, como nossa diretora. A mostra trata da inspiração criativa, dentro de uma realidade do escultor e todo esse trabalho desenvolvido por ele, que é extremamente significativo. A exposição chega à Fazenda de uma maneira especial, revivendo parte da história do ponto turístico. Sidney conseguiu externar em meio a sua arte, o sentimento de dor em Jesus Cristo, na crucificação. Um momento muitas vezes despercebido pela maioria das pessoas. Isso fez com que chamasse ainda mais a nossa atenção. Toda a parte sacra é resultado de uma inspiração muito interessante. Ele também teve preocupação com o meio ambiente, mostrando atualidade em suas obras“, destacou Norberto “Bitinho”, orientador da exposição na Fazenda do Pontal.

Há 25 anos o artista está na estrada, e destaca ainda, ser trabalhoso e tomar tempo a produção de cada peça, principalmente às de tamanho natural. Ele confeccionou Carlos Drummond de Andrade, que recepciona os visitantes na Fazenda do Pontal.  Autodidata, disse também ser preciso paciência, e força de vontade, para aprender as técnicas necessárias ao ofício. Exigente em suas criações, prima pelo melhoramento, principalmente nos detalhes, em cada item produzido por suas mãos com uso de talhadeira. “É somente com o tempo que vai adquirindo habilidade e experiência. A arte para comercializar não é fácil. Por isso é necessário gostar, e se dedicar,” conclui. Para entrar em contato com o escultor, basta enviar mensagens para o telefone: (31) 99165-1452.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *