O governador Romeu Zema participou, na quarta-feira (15), no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da abertura do workshop preparatório para o Programa Rota de Descarbonização de Minas Gerais. O evento é o primeiro de outros encontros que tem como objetivo firmar aliança público-privada para descarbonizar a economia e atrair empresas que têm responsabilidade ambiental em suas práticas, conhecido como investimento verde.
Dentre as ações desenvolvidas pelo Governo de Minas para promover a descarbonização destacam-se a criação do Fórum Mineiro de Energia e Mudanças Climáticas, além do início da elaboração, pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em 2022, do Plano Estadual de Ação Climática, que define ações e metas de redução de emissões. Em 2021 e 2022, o Estado esteve presente nas COP 26 e COP 27.
Durante pronunciamento, Zema destacou a importância da ‘economia verde’ para o desenvolvimento de Minas Gerais. “É um prazer recebê-los aqui para debatermos uma pauta tão importante, que é aliar o desenvolvimento sustentável com melhorias para a população. O mundo está mudando. Só vamos conseguir exportar nossos produtos se provarmos que aquilo que é produzido em Minas Gerais é feito com responsabilidade ambiental”, destacou.
Deixe um comentário