Crianças e adolescentes durante o Carnaval precisam de atenção redobrada dos pais

O Carnaval é o momento de celebração e alegria também pode ser sinônimo de preocupações em relação a crianças e adolescentes que irão aproveitar a folia. Por isso, pais, cuidadores e responsáveis precisam redobrar a atenção e orientar os jovens. De acordo com o Instituto Bem Cuidar, algumas orientações para a prevenção de acidentes e violações de direitos são essenciais para uma festa segura. Um dos principais pontos são os casos de importunação sexual.

“É preciso lembrar que em casos de prática de atos libidinosos contra alguém sem seu consentimento, em que a vítima tem 14 anos ou menos, o crime é caracterizado como estupro de vulnerável”, explica Erika Tonelli, especialista em segurança juvenil. Assim, para ajudar os responsáveis e os jovens a evitar essa situação, a especialista enumera dicas para quem vai curtir o carnaval, mas sem esquecer da segurança dos jovens, que são mais vulneráveis ao perigo.

Orientar adolescentes a não deixar copos sozinhos na mesa e jamais aceitar bebidas de estranhos, pois essas são oportunidades para aplicar o “Boa Noite Cinderela”. Pais ou responsáveis devem ter conhecimento do endereço do evento e, de preferência, levar e buscar os jovens nesses locais. Caso o adolescente se sinta perseguido ou em situação vulnerável, o ideal é buscar o policial mais próximo ou entrar em um estabelecimento movimentado.

Aconselhar filhos a jamais voltar para casa com estranhos ou pessoas que acabaram de conhecer, muitos abusos acontecem dessa forma. Caso utilizem transporte público, o indicado é sentar-se próximo ao motorista ou de outras pessoas. “A bebida alcóolica pode diminuir os reflexos e prejudicar a atenção do motorista, colocando a vida dele, de quem o acompanha e das outras pessoas no trânsito em risco”, alerta Erika Tonelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *