Municípios mineiros têm até o dia 17, para se propor como sede dos Jogos Escolares

Foto: José Carlos Paiva

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) prorrogou o prazo para que gestores municipais encaminhem projetos à Subsecretaria de Esportes da Sedese, manifestando interesse em sediar etapas do Jogos Escolares (Jemg). As inscrições podem ser realizadas até quinta-feira (17). Estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de todos os 853 municípios mineiros, podem competir em etapas microrregionais e regionais. Nesta edição de 2023, o Jemg agrega cinco modalidades de esportes: basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Para receber os participantes com segurança e conforto, é preciso que as cidades-sede ofereçam condições mínimas de pessoal, infraestrutura, locais de competição, alojamento, hotel e restaurante. O planejamento também deve contemplar as necessidades de transporte, atendimento médico, alimentação, segurança, credenciamento e premiação dos atletas, além da divulgação e cerimonial do evento. Cidades escolhidas para sediar quaisquer das etapas ainda levam vantagem na pontuação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Esportivo.

“Sediar uma etapa do Jemg é oportunidade de fomentar o intercâmbio esportivo e incentivar a população local a praticar atividades físicas. No campo financeiro, além da vantagem na pontuação do ICMS Esportivo, valoriza a economia local, em especial a rede hoteleira e turística, com impacto na geração de empregos. E para os estudantes que residem na cidade ou região serve de fôlego, já que eles vão poder contar com a torcida de amigos e familiares,” disse a diretora de Incentivo ao Desporto Educacional, Fernanda Batista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *