Em outubro, as empresas brasileiras regularizaram 44,4% das dívidas inadimplentes em até 60 dias de negativação. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, foi o setor “Outros” que obteve o maior nível de contas pagas, marcando 53,7%. Esse segmento é, em sua maioria, composto por credores que atuam no setor industrial.
O Nordeste do país alcançou o maior percentual de recuperação de dívidas inadimplentes em outubro, marcando 51,3%. A região Sul também teve destaque, ficando em segundo lugar com 48,3% dos débitos ressarcidos. Em ordem decrescente estavam: Norte (47,9%), Centro-Oeste (42,1%) e Sudeste (39,9%).
Outro grupo de credores foram as empresas relacionadas ao agronegócio e ao terceiro setor. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os empreendedores veem grande importância em regularizar seus compromissos financeiros com os credores do segmento “Outros”, que contempla parceiros e fornecedores, bem como o de Varejo.
“Estar com as contas em dia com fornecedores e parceiros é fundamental para garantir a saúde dos negócios, isso porque, sem essa relação positiva, as empresas podem sofrer com a falta de insumos, por exemplo, o que impactaria diretamente no volume de vendas e no fluxo de caixa. Os donos tendem a priorizar a quitação dessas dívidas,” disse o especialista.
Deixe um comentário