Emater qualifica produtores da agricultura familiar em fornecer itens para alimentação escolar

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), unidade de Itabira, e a Prefeitura Municipal, através de apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA), realizou dia dois de fevereiro, treinamento de nove produtores em panificação, voltado para membros da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi), no Parque de Exposições Virgílio José Gazire.

O treinamento teve a finalidade de melhorar a qualidade dos produtos a serem ofertados aos programas que adquirem itens para o consumo de estudantes, na merenda em escolas públicas de Itabira, estaduais e municipais.  De acordo com a lei 1.1947/2009, um percentual no total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deve ser através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O programa prevê que nos itens inseridos na alimentação escolar, pelo menos 30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios direto na agricultura familiar local. Uma forma de fomentar os pequenos negócios do campo, e fornecer renda aos produtores que aderem ao sistema. “Acho importante o apoio da Emater para melhorar a qualidade dos produtos, e com isso, a gente consegue vender até mais,” disse a produtora da Apafi, Rejane Ferreira.

Fotos: Emater-MG, unidade Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *