Docente da Una mostra como retornar a rotina universitária pós-férias

O retorno às aulas é sempre um período de adaptação e repleto de expectativas. Assim, é importante que os alunos estabeleçam uma rotina de estudos e aos poucos se adaptem novamente às atividades. O coordenador da Una, Wagner Vilaça, explica, por exemplo, que conhecer os tópicos de estudo do semestre com antecedência contribui para o desempenho ao longo do curso. Tanto para o corpo docente quanto para os estudantes é necessário estabelecer comportamentos para que a volta à rotina, seja mais simples.

O principal ponto, segundo Wagner é respeitar o próprio limite. “Já no início do semestre não é interessante programar maratonas de estudos. É preciso realizar descansos regulares para melhor reter as informações. Criar um plano de estudos auxilia ao que é um dos maiores desafios, a distração, por isso ter horários definidos para os estudos contribuem para o aprendizado”, explica o docente. Os recursos tecnológicos, como agendas digitais, e outras ferramentas de gestão podem ajudar na organização do tempo e a melhorar o desempenho.

Para aperfeiçoar a rotina, também é possível mudar os hábitos. Programar, por exemplo, uma nova forma para o ciclo, identificando o melhor horário para ter foco nos conteúdos que serão adquiridos. Feito todos os processos iniciais ainda fica o questionamento: “Como manter o rendimento escolar em longo prazo?” Wagner Vilaça, destaca que, perseverança é a palavra-chave, e que é necessário resgatar os motivos e objetivos do por que da caminhada. “Uma boa sugestão é, no início do semestre, realizar uma lista com os principais objetivos nos estudos.

Horário definido e atividades físicas contribuem para o aprendizado. Corpo e mente precisam estar alinhados para que o desempenho do aluno alcance bons resultados. Ter uma boa gestão de tempo é o mínimo para que nos dias atuais, e devido ao ritmo acelerado, as pessoas dêem conta de tudo. “Além disso, alinhar atividades físicas e intelectuais melhora a auto estima, o humor e o desempenho. Utilizar-se dos recursos digitais para gerir o tempo e desempenhar as atividades acadêmicas e físicas pode ser uma excelente opção”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *