Aumenta porcentual de consumidores endividados

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista revela que 42% dos consumidores inadimplentes se consideraram muito endividados durante o 2º semestre de 2022. No mesmo período de 2021, esses eram 32%, enquanto no primeiro semestre de 2022, eram 37%. Outro indicador de que o endividamento tem avançado no país é que 43% dos respondentes declararam que as dívidas aumentaram (contra 40% no semestre anterior e 33% no mesmo período de 2021), ao mesmo tempo em que 42% alegaram uma piora na situação financeira na segunda metade de 2022.

Entre os consumidores inadimplentes, ou seja, aqueles que estão com alguma dívida em atraso, vale observar que 68% dos inadimplentes compõem as classes D e E, 85% são economicamente ativos e a maioria, 35%, está na faixa dos 18 aos 30 anos. As mulheres são a maior fatia entre esse público, correspondendo a 56%.  O desemprego é o principal motivo para que o consumidor deixe de honrar seus pagamentos, apontado por 30% dos entrevistados.

Na sequência, a diminuição da renda é citada como razão para a inadimplência para 26%. “Apesar de o desemprego ter sido citado como a principal causa da inadimplência, de modo geral, o mercado de trabalho melhorou pouco a pouco no 2º semestre de 2022. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, em novembro de 2022 a taxa de desemprego estava na marca de 8,1%. Um ano antes, em novembro de 2021, a taxa era de 11,6%. Nesse intervalo de 12 meses, de acordo com o órgão, pouco mais de 4,8 milhões de empregos foram gerados”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.

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