Seminário abre ano escolar em Itabira

Em dois dias no começo de fevereiro, dias um e dois, Seminário da Secretaria Municipal de Educação (SME) abriu expediente no ensino municipal no ano de 2023. Na abertura do evento, quarta-feira (1o), o prefeito Marco Antônio Lage, garantiu pagamento do piso nacional aos educadores, situação comemorada pelos presentes no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Marco Lage

“Afeto, inclusão e aprendizagens” é o lema da educação em 2023 em Itabira. O evento enfatizou importância do segmento no presente e para o futuro da cidade. O anúncio que Itabira continuará pagando aos profissionais da Educação o piso nacional do magistério. No primeiro dia do evento ocorreu ainda apresentações artísticas, palestras e atividades relacionadas a qualidade do ensino.

O chefe do Poder Executivo Municipal anunciou que já estão em trâmite os procedimentos necessários para atualização do valor atualmente pago à categoria. “Eu falo muito da sustentabilidade da nossa cidade, mas ela jamais vai acontecer sem um grande investimento em educação. O professor também precisa ser valorizado e o meu compromisso aqui é que sou favorável ao pagamento do piso nacional”, garantiu o prefeito.

Itabira já paga acima do piso proporcional aos professores. Os profissionais têm uma jornada de 30h semanais, abaixo das 40 estabelecidas. Marco Lage enfatizou que a melhoria da educação passa diretamente por investimentos na reforma de escolas, fornecimento de uniforme, alimentação, transporte escolar e a inclusão da robótica. Houve a palestra “Educação Transforma: uma experiência exitosa”, com o professor Sebastião Mendes de Oliveira.

Laura Souza

Para a gestora da SME, Laura Souza, o ano de 2023 será inesquecível com toda a mudança proposta pela pasta no contexto pedagógico e educacional. Além disso, ela afirmou que a educação irá trabalhar a afetividade e a inclusão com foco na aprendizagem. “A escola é um espaço para o aluno progredir, e para isso ele precisa de todas as oportunidades e nós precisamos sanar as dificuldades”, refletiu a secretária.

Fotos: Prefeitura de Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *