Desconhecida da maioria dos homens, especialista explica o que é escrotoplastia

Gustavo Mauro

Cirurgião listou alguns mitos e verdades sobre o procedimento.

Pouco conhecida pelos homens, a escrotoplastia ou lifting escrotal é uma intervenção cirúrgica envolta por mitos e que desperta a curiosidade da maioria dos pacientes. A cirurgia promove a redução, suspensão e elevação da bolsa escrotal e pode ser indicada para pessoas que possuem flacidez na região, entre outros casos clínicos. De acordo com o cirurgião plástico dono de clínica especializada em atender exclusivamente o público masculino, Gustavo Mauro, a cirurgia melhora a aparência da região perineal.

Quem pode se beneficiar da escrotoplastia: geralmente o paciente que tem a indicação dessa cirurgia apresenta mais de 50 anos e sobra de pele na região escrotal (grande parte das vezes a pele escrotal ultrapassa a ponta do pênis quando este está flácido). Suas queixas principais são: atrito e desconforto ao contato com roupa íntima, desconforto ao fazer exercícios como correr e andar de bicicleta, também vergonha do parceiro ao ficar sem roupas. Mito: A escrotoplastia é uma cirurgia estética sem importância médica.

A escrotoplastia é uma cirurgia que também pode ser considerada funcional, pois em muitos casos o paciente pode ser desconforto, dor até dificuldade em realizar exercícios pela volumosa bolsa escrotal. Muito importante ressaltar que deve sempre ser realizado o exame presencial para afastar outras patologias como: tumores, hidrocele e hérnias. Mito: A escrotoplastia é uma cirurgia dolorosa e com longo período de recuperação. A recuperação é bastante simples, e dependendo da atividade laboral do paciente, ele poderá retornar ao trabalho no dia seguinte.

O pós-operatório, no entanto, requer alguns cuidados, similares ao da vasectomia, como o uso de roupas íntimas de leve compressão a suspensão das atividades físicas e as relações sexuais por aproximadamente 15 dias para a recuperação do local. Mito: A escrotoplastia afeta a fertilidade. A escrotoplastia é uma cirurgia reconstrutiva e não afeta a fertilidade. A fertilidade pode ser afetada por outros fatores, como a ausência de testículos ou problemas de saúde subjacentes. Mito: A escrotoplastia é uma cirurgia invasiva e complicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *