Como a Inteligência Artificial pode reduzir custos com tratamentos de saúde

A área da saúde é uma das mais caras do mundo. Segundo relatório da Transparency Market Research espera-se que o mercado mundial de saúde alcance, até 2024, US$ 15,6 trilhões. Esse alto custo se deve a alguns fatores, que vão desde as ofertas de serviços essenciais de saúde, o aumento dos custos das despesas operacionais, até a crescente prevalência de condições crônicas que requerem uma gestão vitalícia. Para cortar custos e melhorar o atendimento ao paciente, os prestadores de serviços de saúde estão incorporando Inteligência Artificial (IA) e aprendizagem de máquinas em seus sistemas e processos, com o objetivo de automatizar tarefas e reduzir a intervenção manual.

No início deste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório sobre como a IA e o aprendizado de máquina, ou Machine Learning (ML) podem contribuir especificamente em aspectos de financiamento da saúde. Em 2022, foram mais de 300 unidades de saúde atendidas e seus custos apurados de maneira padronizada, obtendo dados que se transformam em informação para a melhor gestão. A Inteligência Artificial é um subconjunto de aprendizagem de máquinas que utiliza algoritmos para analisar dados e fazer previsões. Este modelo pode ser usado para identificar padrões e tirar conclusões a partir de enormes quantidades de informações.

No documento, é abordada a previsão de gastos com saúde, indicando que a utilização de ML pode tornar a alocação de recursos mais eficiente e equitativa. “Mais do que nunca, estamos dedicando nossos esforços para soluções baseadas em IA, que podem identificar padrões dentro de vastos conjuntos de dados, a fim de encontrar oportunidades de economia de custos e melhor prestação de cuidados”, salienta Eduardo Agostini, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Planisa, empresa com expertise em serviços de consultoria para otimização da gestão de custos e que detém a maior base de dados de informações custos hospitalares do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *