Com zona rural devastada pelas chuvas, Antônio Dias recebe vice-governador e presidente do Servas

Foto: Matheus Fonseca

O vice-governador de Minas, Professor Mateus Simões, esteve em Antônio Dias, a 76 quilômetros de Itabira, nesta sexta-feira (13). O município foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas que têm castigado o Estado no final de 2022, e nos primeiros dias deste ano. Cinco pessoas morreram na cidade. Acompanhado da esposa, a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault, esteve com familiares de duas irmãs e do sobrinho delas, que morreram na noite de Natal após um deslizamento. Além deles, uma jovem de 19 anos que comemorava a data com o namorado na casa da família também perdeu a vida na tragédia. Outra vítima das chuvas no município foi um jovem de 25 anos, arrastado pelas águas no último dia oito, no distrito de Barra Alegre, após o transbordamento do Córrego da Onça, que inundou 50 casas.

Ao percorrer diversas áreas e conversar com a população, Professor Mateus teve a oportunidade de ver os danos e a comunidade amparando os necessitados, além de acompanhar o apoio prestado pela prefeitura, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Há danos em diversas áreas e dói ouvir que essas famílias estão em lugares que nunca tinham passado por esse tipo de situação. É preciso ficar muito atento. Não é o momento de baixar guarda, mas acompanhar a situação meteorológica e obedecer aos avisos da Defesa Civil, assim como às ordens de desocupação e tentar colaborar para que possamos salvar mais vidas”, alertou. Segundo o vice-governador, foi possível perceber a importância do que foi feito nos últimos anos, com a distribuição dos kits da Defesa Civil, como as viaturas e equipamentos.

“As Forças de Segurança e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) continuarão atuando. Em relação às famílias, o Servas dará apoio aos necessitados. Esperamos ajuda da população mineira. A região precisará de muitos cuidados ao longo dos próximos anos”, disse Christiana Renault. Ao todo, foram adquiridos 497 kits (R$ 163,4 mil cada), contendo viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos. A presidente do Servas, destacou o apoio e doação de materiais para a população, mas frisou que ainda há necessidade de mais contribuição. “A solidariedade se faz presente aqui. Os vizinhos estão ajudando, assim como as pessoas das pequenas comunidades locais. Mas ainda precisamos fazer chegar muita coisa aqui”, afirmou. Já são 217 municípios mineiros em situação de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *