Unifei escolhida entre as instituições de ensino superior, mais sustentáveis do mundo

A GreenMetric da World University Ranking (Ranking Mundial de Universidades, traduzido do inglês) é uma iniciativa da Universitas Indonésia que ranqueia as principais instituições de ensino superior do mundo em sustentabilidade ambiental. O ranking destaca mundialmente, faculdades e universidade comprometidas com questões ambientais. E em atualização recente, apontou a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) na 240ª posição global, e em 8º lugar considerando apenas instituições brasileiras. Este ranking realizado anualmente teve início em 2010 e contemplou 95 Universidades em todo o mundo.

Com o passar dos anos, foram adicionadas novas categorias, e atualmente conta com mais de mil Universidades participantes em 80 países. A GreenMetric é iniciativa da Universitas Indonésia, lançada em 2010, como estratégia de elevar sua posição internacional, a Universidade sediou uma Conferência Internacional sobre World University Rankings.  A métrica da iniciativa considera a Universitas destaca mundialmente as instituições comprometidas com questões ambientais, e em atualização recente, apontou a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) na 240ª posição global e em 8º lugar considerando apenas instituições brasileiras.

A lista das Universidades Nacionais mais sustentáveis: 1º – Universidade de São Paulo, 2º – Universidade Federal de Lavras (UFLA); 3º – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; 4º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); 5º – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); 6º – Centro Universitário Facens; 7º – Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN); e no 8º lugar a Unifei, campi Itabira e Itajubá. Com o passar dos anos, foram adicionadas novas categorias e atualmente, a GreenMetric conta com mais de mil universidades participantes em 80 países.

O ranking considera critérios como, a estrutura da instituição, energia e mudanças climáticas, desperdício, educação e pesquisa. O GreenMetric avalia indicadores de sustentabilidade nas categorias: paisagem e infraestrutura, energia e mudança climática; resíduos; e água. A pontuação da Unifei leva em conta todos esses critérios, foi de 7350 pontos, em um total de mil. A posição é a maior conquistada pela Universidade desde que começou a participar da lista há sete anos. O gráfico aponta uma subida gradual desde 2017. No primeiro ano a lista contava com 360 faculdades, e hoje são 1050. Para mais detalhes clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *