Em um ano cerca de 1,8 bilhão de caixas de genéricos vendidas no país

As vendas de medicamentos genéricos e de biossimilares seguem em alta no Brasil. De acordo com levantamento da PróGenéricos, entre dezembro de 2021 e novembro de 2022 foram 1,8 bilhão de caixas de genéricos foram comercializadas no Brasil, um aumento de 9% quando comparado ao período anterior. Atualmente, os genéricos têm participação em 35% do mercado total de medicamentos em unidades. No caso dos biossimilares foram comercializadas 1,4 milhão de unidades nos últimos 12 meses, um aumento de 24%.

A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) representa 16 empresas farmacêuticas que, juntas, respondem por aproximadamente 90% do mercado de genéricos e 50% do mercado de biossimilares no Brasil. O levantamento também mostra que os genéricos geraram economia de R$ 238,1 bilhões para a população brasileira desde que começaram a ser comercializados no Brasil. O país conta, atualmente, com 97 laboratórios comercializando esse tipo de medicamento no território nacional.

Telma Salles

Os genéricos respondem por 73% do mercado de medicamentos usados para hipertensão, 78% para colesterol, 72% para ansiedade e 64% para depressão. Para a presidente executiva da PróGenéricos, Telma Salles, os genéricos são sinônimo de acesso a medicamentos pela população brasileira. “A venda de genéricos cresce constantemente pela qualidade, segurança e preço desses medicamentos. O índice de confiabilidade dos genéricos pelos consumidores é superior a 86%”, afirma à executiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *