Como aliviar a ansiedade no voo para viajantes iniciais

A família planejou uma viagem de férias, mas só de pensar em entrar no avião, sua ansiedade vai às alturas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), cerca de 30% da população mundial e 42% dos brasileiros têm medo de voar, com maior ou menor grau de intensidade, variando entre o desconforto e a fobia, chamada também de aerofobia. Além disso, de cada cinco passageiros, um precisou de ajuda psicológica para conseguir embarcar.

“Na realidade, viajar de avião pode gerar uma excitação e um nervosismo que são comuns para muitas pessoas. O importante é saber distinguir a ansiedade normal do medo irracional, que é a fobia”, afirma Danielle H. Admoni, psiquiatra geral e especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Segundo ela, quem tem aerofobia costuma apresentar sudorese excessiva, náuseas, dificuldade para respirar, tremores, aumento do ritmo cardíaco, irritação, tontura, dentre outras manifestações físicas e emocionais.

“O ideal é ter um acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico para tratar a fobia, pois ninguém consegue se livrar dela sem ajuda profissional. Entretanto, se você está prestes a embarcar, há formas de minimizar estes sintomas”, diz Admoni.Para evitar, opte pelo voo noturno, pois as chances de você dormir num horário que está acostumado são maiores. Três dias antes da viagem, separe passagens, documentos, passaporte (se for o caso), dinheiro, cartões, entre outros itens fundamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *