
Ceduc ofereceu cursos de capacitação para inclusão de deficientes visuais. Foto: Centro de Educação
O Centro de Educação (Ceduc) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) ofereceu, no final de novembro, dois cursos de capacitação para inclusão de deficientes visuais, um com o público alvo os docentes da Universidade e outro voltado para os servidores técnico-administrativos da instituição de ensino superior. O curso aplicado abordou práticas pedagógicas, alteração de materiais didáticos e utilização de tecnologias assistivas com a finalidade de modificar a metodologia para que se torne inclusiva aos estudantes com deficiência visual.

Curso abordou práticas pedagógicas inclusivas. Foto: Centro de Educação
Já o curso aplicado aos servidores versou sobre interação e adaptação de material de divulgação para indivíduos com essa deficiência. Os cursos ocorreram de forma híbrida e contaram com a participação de servidores do campus Itabira, e também de Itajubá. A ministrante do curso, Patrícia Pordeus, é servidora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lotada no Núcleo de Acessibilidade, e possui ampla experiência em capacitação para inclusão social.

Servidores técnico-administrativos do campus Itabira. Foto: Centro de Educação
Além dos conteúdos teóricos, foram desenvolvidas atividades práticas direcionadas aos contextos docente e do corpo técnico administrativo com propostas de implementação para melhoria do processo de inclusão. A capacitação ofertada pelo Ceduc atende aos requisitos relacionados ao direito à educação, que objetiva promover a inclusão. A Unifei possui ações de inclusão a fim de garantir o acesso e permanência dos alunos com deficiência, que são realizadas pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) nos dois campi.
Deixe um comentário