Planejamento financeiro indica melhor formas de quitar impostos

Ter um planejamento financeiro pode proporcionar às pessoas ótimos descontos quando o assunto é Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por mais que os descontos possam ser diferentes de uma cidade para outra, eles sempre interessantes. A maior parte das pessoas não utiliza esses descontos.

O grande erro está em não programar seu pagamento com antecedência, contudo, ainda dá tempo para se organizar para 2023. Como a maioria das pessoas não traça planejamento anual, acabam começando um ano novo com dificuldades financeiras, já que no período há também gastos com matrícula e material escolar. A dúvida muito comum em relação ao IPTU e ao IPVA é sobre a condição de pagamento: é melhor à vista ou parcelado.

É preciso saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira opção, dificilmente conseguirá fazer o pagamento à vista, restando o caminho do parcelamento. Deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, devido aos juros altíssimos cobrados.

Caso a situação financeira esteja mais confortável, tendo uma reserva financeira, recomendo, sem dúvida nenhuma, que o pagamento seja feito à vista. Cada estado pratica o próprio desconto, mas, em média, o contribuinte obterá 3% de desconto no IPVA e 4% no IPTU. Contudo, existem casos que podem chegar a 10%. Portanto fique atento: não adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *