Golpistas enganam uns aos outros, aponta rastreamento de sites fraudulentos

A Sophos, líder global em inovação e entrega de cibersegurança como serviço, revelou hoje, por meio da nova etapa da série de relatórios “The Scammers Who Scam Scammers on Cybercrime Forums”, detalhes de como rastreou o provável responsável por trás de mais de 20 mercados falsos criados para enganar outros cibercriminosos. Depois de se depararem com um website que imitava a versão autêntica da página criminosa Genesis, pesquisadores da Sophos descobriram tais mercados falsos que datam de agosto de 2021.

Todos os sites fraudulentos pareciam ser administrados por um hacker que usa o identificador “waltcranston”, uma provável referência ao personagem Walter White, da série televisiva “Breaking Bad” – estrelada pelo ator Bryan Cranston. “Ao investigar essa enorme subeconomia de golpistas que enganam uns aos outros, examinamos cerca de 600 golpes de diversos tipos. De todos os que investigamos, essa operação específica se destacou pelo escopo e complexidade,” explica Matt Wixey, pesquisador sênior de ameaças da Sophos.

Todos os 20 sites falsos seguiram um esquema semelhante. Criminosos tiveram a chance de ativar uma conta na versão fraudulenta de um mercado da dark web com 100 dólares e esperavam que essa quantia fosse depositada em Bitcoin ou Monero e, assim, receberiam credenciais de ativação. No entanto, como parte do golpe, uma vez que os criminosos pagassem, a conta nunca seria ativada. “O autor anuncia os mercados falsos no Reddit e replica não apenas o Genesis, que foi o primeiro site fraudulento que encontramos,” aponta Matt Wixey.

Um denominador comum entre os 20 sites falsos foi um link para um site que lista mercados criminosos da dark web para visitantes interessados ​​em vendas de drogas, carding e câmbio de criptomoedas.”Outros comércios proeminentes ou extintos, como Benumb, UniCC e PoisOn. Embora, em nível técnico, tais sites não sejam tão sofisticados, a operação fraudulenta tem sido altamente bem-sucedida. Inclusive, sete destes sites falsos ainda estão ativos e, até o momento, as carteiras de criptomoedas associadas aos golpes receberam pelo menos 132 mil dólares,” concluiu o pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *