Em 2022 foi aplicado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) o exame de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (CELPE-BRAS), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), requisito para diversos programas de pós-graduação no país. O CELPE-BRAS é o exame brasileiro oficial para certificar a proficiência em Língua Portuguesa como idioma estrangeiro.
Sua aplicação na Unifei é uma ação estratégica para fortalecer as políticas de internacionalização da Instituição, realizada em conjunto pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e o Núcleo de Idiomas vinculado ao Centro de Educação (CEDUC), onde foram realizadas as provas. O Posto Aplicador da Unifei ofereceu neste ano 65 vagas para o exame, dentre as quais 47 foram homologadas.
Compareceram ao campus do Sul do Estado para as provas escritas, e também a oral, 38 candidatos provindos da Armênia, Bolívia, Colômbia, Congo, Egito, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Haiti, México, Peru, Rússia, Síria, Venezuela e Vietnã. A aplicação foi coordenada pela professora Márcia de Souza Luz Freitas, do Instituto de Física e Química (IFQ) e do CEDUC, que atua no ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros.
Nesse ano a prova escrita foi realizada no dia 18 de outubro, com duração de 3h, para avaliar leitura e produção textual, interpretação de imagens e compreensão oral. No período da tarde do mesmo dia e no dia 19, a prova oral avaliou a compreensão, a competência interacional, a fluência e a pronúncia. Essa etapa exigiu a presença de um avaliador-interlocutor e de um avaliador-observador junto ao candidato.
Deixe um comentário