
Raimundo Menezes de Carvalho Filho “Diquinho” (vice), e Reinaldo das Dores Santos (presidente do Ciscel)
A manhã desta terça-feira (20) foi de prestação de contas e balanço dos últimos dois anos, em que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel) esteve sob gestão do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. Por aclamação, Reinaldo das Dores Santos, de Santa Maria de Itabira, foi o prefeito escolhido por unanimidade, e eleito por aclamação, para a gestão no período 2023-2024. Como vice na chapa única, o ex-presidente do Consórcio de Saúde, Raimundo Menezes de Carvalho Filho “Diquinho”, gestor público na cidade de Ferros. São 12 municípios que compõem a jurisdição do serviço.

Balanço da gestão
“Ainda está cedo para falar em projetos, mas meu objetivo é de sempre ser diferente, com algo que ajude os pequenos municípios. Humanizar todo o sistema, desde a marcação dos exames, as cirurgias, a espera pelos procedimentos. A questão do transporte, buscando em conjunto, a maior demanda de cada cidade e trabalhar em cima disso. Sempre gostei de gestão compartilhada, porque ninguém pode decidir sozinho. O grande desafio é a saúde em si, sentimos dor e não somos máquinas. Por isso, vamos buscar alternativas pra encurtar a fila, minimizando este sofrimento. A vida não dá duas safras e deve ser bem cuidada”, disse Reinaldo das Dores.

Equipe do Ciscel
Projetos estão sendo planejados para 2023, como: a Casa de Apoio em Itabira, no imóvel ao lado da clínica do Ciscel, que não teve sua destinação atendida pela instituição responsável, a Cáritas Diocesana, e foi devolvido a Prefeitura de Municipal; convênio de atenção domiciliar em Itabira, com profissionais atendendo ao paciente fora do ambiente hospitalar; convênio transporta-SUS com a cessão de três ônibus do Estado no valor total de R$ 1,2 milhão; supervisão neurológica com um especialista de Itabira, em demência, AVC e aneurisma; e telemedicina em especialidades onde houver demanda, através da equipe chefiada pelo médico Wagner Dutra.

Secretário-executivo Maurício Mendes (D)
“Cheguei no dia oito de agosto, um prazer enorme e um desafio extraordinário, mas com uma equipe extremamente comprometida. O Ciscel que já era um Consórcio bem formatado e estruturado. Eu, como Secretário tive a oportunidade de verificar todo o conhecimento da própria equipe, identificar suas potencialidades, e onde poderiam contribuir mais. Descobrir e estruturar talentos, a esperar dos resultados. Eu não fiz nada, apenas dei confiança para que o trabalho fosse feito, retribuindo a confiança a mim dada pelo prefeito Marco Antônio Lage”, destacou o secretário-executivo do Ciscel, Maurício Mendes, que após quatro meses na função, será submetido à análise da nova equipe de gestão, para saber se continua no cargo.

Prefeitos no evento de eleição
Como ações já em estágio final de execução, a implantação de dois novos sistemas: Gestão em Saúde, e Gestão Pública Integrada; o serviço da Casa de Apoio em Belo Horizonte; implantação da nova lei de licitações e contratos no âmbito do Consórcio; ampliação da rede, e inauguração da sede após reformas de ampliação. “Saio com o sentimento de dever cumprido, e pronto para continuar tendo Itabira como protagonista em todas as atividades realizadas pelo Ciscel. Tenho também desafios como a gestão do Samu Regional e a Amepi, que podem ressignificar investimentos maiores para toda a região,” disse Marco Antônio Lage, que se desliga da presidência do Ciscel no próximo dia 31.
Deixe um comentário