Conheça o vitrinismo, comum nas vendas para o Natal 

De acordo com Eline Fonseca, orientadora de cursos e docente do curso de vitrinismo há sete anos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) a vitrine é o primeiro contato do consumidor com o produto. Por este motivo, deve ser bem organizada e sem exageros. “Para isso, é importante desenvolver um cronograma de trocas considerando o período comercial em questão; pensar nos temas a serem explorados durante o ano; criar um visual balanceado e limpo; observar o perfil do consumidor”, afirma.

A vitrine é responsável por 70% das vendas e por esta razão deve ter uma dedicação especial na hora de ser elaborada. “O curso de vitrinismo, por exemplo, é destinado a todos os profissionais da área de vendas, interessados em Design de Vitrines e que queiram potencializar suas vendas oferecendo aos clientes a possibilidade de realizar as compras de forma mais atrativa e prazerosa”, evidencia. No curso de vitrinismo são abordados todos os princípios do Design de Vitrines.

São observados itens como materiais e ferramentas de montagem de vitrines; iluminação; técnicas de exposição; função da vitrine; visual merchandising; elementos decorativos artesanais, industrializados e funções de comunicação; fundamentos básicos da teoria da cor e muito mais. Com o fim do ano próximo, o curso não está disponível, mas com a procura, existem chances de ele ser novamente ofertado. Um problema que geralmente os lojistas têm é realizar a troca frequente dos produtos expostos.

“Vitrinismo nada mais é que uma ramificação do Visual Merchandising, a prática no setor de varejo de otimizar a introdução dos produtos e serviços para melhor destacar suas características e benefícios. O impacto de uma boa apresentação reflete diretamente nas vendas, por isso, é importante identificar o público que se quer atingir, aplicar estratégias de visual merchandising e atentar-se à iluminação e às cores”, salienta a docente.  Eline ressalta que uma das principais dificuldades está na combinação de cores, estampas e look dos manequins.

Esse Natal será um retorno do real movimento do comércio. Para Eline Fonseca, a pandemia causou um grande impacto nas vendas de uma forma geral, e uma das estratégias que muitos comerciantes passaram a utilizar foi a exposição virtual. “A tecnologia ajuda muito neste ponto, pois, uma vez que se divulga por meio das mídias sociais, as chances de vender o produto se tornam ainda maiores. A tendência é a tecnologia continuar evoluindo e as vendas online aumentaram ainda mais”, pontua Eline.

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