Pix deve crescer como principal modalidade de pagamentos no final de ano

O varejo vem se preparando para alavancar as vendas no período, que neste ano tem oportunidades potencializadas pela proximidade da Copa do Mundo. Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), datas como essa, deve aumentar as vendas do segundo semestre em 12%, na comparação com o primeiro semestre de 2022, e devem injetar mais de R$ 20 bilhões na economia. O Natal deve estar no radar dos lojistas é uma mudança nas preferências do consumidor em relação aos meios de pagamento no e-commerce, com um crescimento do Pix.

“Até o ano passado, o público optou prioritariamente pelo cartão de crédito nas compras online, mas, ao longo deste ano, foi constatado um crescimento exponencial do Pix. Por isso, a expectativa é que esse meio de pagamento cresça em datas de alta demanda para o varejo”, destaca Lorain Pazzetto, Head de Open Finance da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente. O Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos confirma a tendência.

Segundo o levantamento, o Pix tem potencial para alcançar 92% dos pagamentos de compras online até julho de 2023. Nesse cenário, e já de olho no Natal, a grande promessa do mercado são os Iniciadores de Pagamentos. O serviço foi introduzido pela terceira fase do Open Banking e possibilita a iniciação de um pagamento via Pix diretamente de qualquer plataforma online, ou seja, o consumidor não precisa entrar no aplicativo dos bancos para realizar a transação. Com isso, reduz de 10 para até 4 passos o pagamento via Pix no e-commerce.

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