Pesquisa indica que 82% dos brasileiros acreditam que juros contribuem para o aumento do custo de vida

Oito em cada dez brasileiros (82%) acreditam que a taxa de juros contribui para o aumento do custo de vida no país. O dado foi obtido através da pesquisa “Monitor Global da Inflação”. Das 36 nações que integram o levantamento, o Brasil ocupa a 2ª posição entre os mais preocupados com as taxas de juros, empatado com Romênia e África do Sul. Coréia do Sul, com 85%, lidera o ranking. A média global ficou em 68%.

Na outra ponta, os cidadãos que menos se preocupam com as taxas de juros estão na Arábia Saudita, China e Emirados Árabes. Nestes países, os índices ficaram em 32%, 42% e 46%, respectivamente. A preocupação dos brasileiros com os juros do país, porém, não é novidade. Na primeira versão da pesquisa, entre maio e junho deste ano, 84% dos brasileiros já indicavam que os juros no país causavam aumento no custo de vida.

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a inflação. De acordo com o levantamento, apenas 16% dos brasileiros entrevistados acreditam que a inflação subirá muito em 2023. Apenas a China, com 8%, apresentou índice menor. Neste quesito, a média global é de 35%. A percepção do brasileiro para 2023 é otimista. 57% dos entrevistados acreditam que vão receber um aumento salarial no próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *