Organizada e conduzida pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no segundo semestre deste ano, a 1ª Jornada de Ciências, Tecnologia e Educação engloba os campis das duas cidades onde atua: Itabira, e Itajubá. Trata-se de um projeto de extensão registrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e tem como objetivo, promover ações de popularização da ciência nas escolas públicas das regiões onde está instalada.
A Jornada foi composta por ações de experimentação científica, assim como a realização de quatro concursos voltados para alunos e professores da educação básica, e para acadêmicos da Universidade. Foi desenvolvido em paralelo, o 1º Concurso de Iniciação Científica da Unifei, além da edição de concursos de Redações, de Práticas Pedagógicas e de Vídeos de Divulgação Científica das escolas públicas de Itabira, e em Itajubá.
Também aconteceu o concurso de Iniciação Científica, do qual participaram estudantes universitários, com o espaço específico para submissão e apresentação de trabalhos por meio de pôsteres, os quais puderam também ser divulgados no 5º Simpósio de Iniciação Científica da Unifei, realizado no mês de novembro.
Campus de Itabira
Em Itabira, as ações da Jornada tiveram início com um curso básico de Excel aos alunos da Unifei, ofertado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Física. Na praça Dr. Acrísio Alvarenga aconteceram exposições, e a programação foi finalizada com a palestra do professor Wellington Luís Silva sobre ações de divulgação científica cultural do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua.
Posteriormente, abriu-se roda de conversa para debater a aproximação da Universidade com a sociedade, trazendo à tona a importância dos saberes científicos romperem os muros da instituição, permeando sua comunidade. Participaram deste espaço de diálogo, os docentes Evandro Augusto de Morais e Flávia da Silva Cordeiro; com Angélica Pena e Jéssica Ribeiro, representando, respectivamente, as secretarias de Educação (SME), e de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ); de Itabira.
Encerrando a programação, realizou-se a apresentação dos vencedores do concurso, em que foram premiados na cerimônia realizada simultaneamente nos dois campis. Houve dois vencedores em Itabira na categoria de Práticas Pedagógicas, três na categoria Iniciações Científicas na área de Engenharia, e uma na área de Ciências Básicas, além de seis redações premiadas de estudantes represenando escolas públicas municipais.
Fotos: Organização do evento no campus Itabira da Unifei
Deixe um comentário